TimeSpace

 

TimeSpace _ A primeira imagem foi feita por Fermanl em 30 de Setembro de 2001 e manteve-se inédita até agora (Setembro de 2011); a segunda imagem é uma foto publicada no Expresso em 16 de Setembro de 2011 acerca da Semana da Moda de Madrid. Como diria Lorenz, 'o bater de asas de uma borboleta na Amazónia pode provocar uma tempestade na Europa' (Efeito-Borboleta). Relações de causa e efeito deste género são estudadas pela Teoria do Caos e relativamente comuns para os investigadores do Estruturalismo e da Holística. Neste caso vemos que o Efeito-Borboleta se produz não apenas no espaço mas também no tempo - uma hipótese que o escritor de ficção científica Ray Bradbury já desenvolvera no seu conto 'A Sound of Thunder', publicado pela revista Collier's em 1952.

 

'Milagres' Estruturais _ As coincidências estruturais são por vezes tão fortes - ou tão estranhas - que nos fazem pensar em pequenos milagres. Quando no passado dia 19 de Setembro de 2011 escrevi o pequeno artigo TimeSpace acima publicado encontrava-me numa daquelas situações económicas que todos conhecemos (...) em que o fundo de maneio disponível atingira o zero e todos os desastres ameaçavam no horizonte. No dia seguinte cortaram-me o fornecimento de energia eléctrica devido ao atraso no pagamento de facturas (estas coisas são cíclicas e um mal nunca vem só...) e o manto negro da morte virtual estendeu-se sobre o Ylab. 'Sobrevivi' com uma bateria de notebook e um telemóvel quase esgotado que ligava de vez em quando para ver a data e as horas. Passei os dias 21 e 22 em hibernação à espera do fim. No dia 23 fui surpreendido por um pagamento inesperado e, embora tivesse que me deslocar a Viseu, consegui pagar as facturas pendentes. Regressei a casa e fiquei a aguardar e religação da energia (problemática durante o fim de semana).

Enquanto esperava, aproveitei a luz de um dia lindo de Outono para reler "O Universo Numa Casca de Noz", de Stephen Hawking (1ª Edição da Gradiva, 2002). É sempre interessante reler Hawking, há sempre inúmeras peças que se ajustam no puzzle geral...

A tarde de sexta-feira escoou-se lentamente. Comecei a duvidar de que a energia regressasse antes de segunda-feira; procurei velas de estearina, distribuí-as pela casa e continuei a ler. Por volta das 18 horas o sol baixara no horizonte e a luminosidade já não era suficiente. Eu chegara à página 105, onde Hawking aborda o efeito-borboleta. "Interessante", pensei, recordando o último texto que escrevera e que vogava agora inacessível na Internet, "é mesmo aqui que vou fazer um intervalo. Fechei o livro, pousei-o na pequena mesa redonda, levantei-me do meu cadeirão de leitura... e nesse momento (...) veio do meu atelier uma sinfonia de guizos, leds e outras 'lucini di periferia' a dispararem por todos os lados! A energia regressara! Corri à janela a tempo de ver os técnicos da EDP que se afastavam.

Saí de casa e fui saborear o meu pequeno milagre com café.  É sempre agradável despir a farda do 'dead man walking' - nem que seja por mais um mês!...

 

Fermanl, 23 de Setembro de 2011

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Make a free website with Yola